Studio Fm

0.50
EmailFacebookTwitter

Ilhéus recebe campanha de cadastro de medula óssea até sábado

Postado em


Quatro anos após a primeira campanha de grande porte para cadastro de medula óssea no município de Ilhéus, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) retorna à Terra do Cacau para mais uma ação. Desta terça-feira (9) até o próximo sábado (13), das 8h às 17h, o Hemóvel e a estrutura de coleta itinerante instalados na Prefeitura de Ilhéus, localizada na Praça J.J. Seabra, recebem os interessados em doar medula óssea.

 

A médica hematologista responsável pelo Banco de Sangue de Itabuna, Regiana Quinto, destaca que os cadastros representam a esperança para mais de 800 pacientes à espera de um doador compatível com o transplante de medula óssea. "Na campanha de 2015, mais de 3,6 mil cadastros foram realizados. A grande preocupação era fazer esse trabalho de maneira organizada, segura e responsável. Diante do comprometimento de todos os envolvidos, o resultado foi uma onda de solidariedade e amor. Deste movimento, foram encontradas duas pessoas compatíveis e que tiveram a chance de salvar uma vida", relata a médica.

 

Após realizar o cadastro de doadora, a empresária Sylvanna Reis encontrou um paciente compatível para doação em 2017. Ao contrário que muitos imaginam, ela comenta que o procedimento é leve, pouco invasivo e pouco dolorido, além de ter todo suporte necessário de equipe multidisciplinar. "Podemos salvar a vida de uma pessoa que está nesse processo tão difícil da luta pela sobrevivência. E podem ter certeza que, com este momento, recebemos muito mais do que doamos", afirma Sylvanna.

 

Após a realização do cadastro como doador, os dados dos voluntários são inseridos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Na Bahia, esse cadastro é feito na Fundação Hemoba. Com a inserção das informações em um sistema nacional, a busca por possíveis compatibilidades é constante. Encontrando uma probabilidade, novos testes são feitos e o voluntário cadastrado é convidado para fazer a doação.

 

Ascom/Hemoba


Acessos

Total: 413.517
Por cidade
Salvador: 103.435
Porto Seguro: 25.733
Sao Paulo: 17.355
Belo Horizonte: 15.920
Itabuna: 14.842
Rio de Janeiro: 14.708
Ilheus: 4.851
Eunapolis: 4.790
Recife: 4.400

Contatos

E-mail
studiofm104@gmail.com
WhatsApp
(73) 9840-1919
Instagram
@studiofmcanavieiras
Facebook
studiofmcanavieiras
Telefone
(73) 3284-1919