Canavieiras será uma das 500 cidades a receber vacina da dengue
Postado em
O Ministério da Saúde divulgou a lista de cidades que vão receber contra a dengue.
Ao todo foram incluídos mais de 500 municípios que receberão a vacina contra a dengue neste ano e o município de Canavieiras está na lista dos que irão receber as doses do imunizante.
A vacinação começa em fevereiro e será destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, por serem faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações.
- O Ministério da Saúde definiu como prioridade a vacinação de pessoas de 10 a 14 anos por estarem entre o público com maior número de internações pela doença.
- Foram incluídos os municípios de grande porte -- que são aqueles com mais de 100 mil habitantes -- e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2.
- Além disso, as cidades próximas a esses locais também foram incluídas no que o governo chama de "regiões de saúde".
O público mais velho, por enquanto, não pode ser alvo da campanha já que a Qdenga foi aprovada pela Anvisa apenas para indivíduos de 4 a 60 anos. Além disso, o imunizante não pode ser ofertado à população geral devido à limitação de produção da farmacêutica Takeda.
De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, devido ao baixo quantitativo e ao público-alvo limitado, a vacinação "é um instrumento cujo o impacto não vamos ver agora". Trindade afirmou que o ministério está em contato com a farmacêutica e aguarda um aumento de escala de produção.
O que é a Qdenga e como ela age?
A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
com informações do G1